Sinal analógico de TV é desligado na Grande Vitória

No dia 25 de outubro de 2017, às 23h59, o sinal analógico de TV foi desligado na Grande Vitória. Isso significa que os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari e Fundão passaram a receber somente o sinal Digital.

O Programa Seja Digital tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Ao enfrentar o desafio de preparar a população brasileira para migrar para o sinal digital, a Seja Digital percebeu que mais do que um projeto de mudança tecnológica, este é de fato um projeto de inclusão social, ao levar uma TV de melhor qualidade e com muito mais recursos para a casa de todos os cidadãos. Além disso, esse processo viabilizará uma política pública de expansão da banda larga no país, trazendo benefícios para os usuários dessa tecnologia, cada vez mais importante na vida de todos.

O Instituto IDEIAS, empresa que integra o Grupo IDEIAS, foi responsável pela contratação dos profissionais que realizaram o atendimento, orientação e agendamento da população nos Pontos de Aconselhamento (PDAs), instalados nos CRAS e demais equipamentos públicos, para garantir à população a retirada dos kits gratuitos. Além do fornecimento de mão de obra, o contrato também contemplou ações de mobilização comunitária, comunicação social, logística e implantação dos Pontos de Aconselhamento, mutirões de instalação de kits, dentro outros.

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não-governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil, criada por determinação da Anatel.

 

Esta entrada foi publicada em Projetos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>