Dicas sustentáveis

Meta 6 dos “Oito Objetivos do Milênio”

Os novos casos de HIV no mundo diminuíram 38%, nos últimos doze anos. Porém, no Brasil, o número de novos casos de infecção cresceu 11% entre 2005 e 2013, de acordo com os dados do The Gap Report, Programa Conjunto das Nações Unidas. Tomando como base estas recentes divulgações demos andamento às ações do GD Voluntários, com um olhar especial justamente à Meta 6 dos “Oito Objetivos do Milênio”: “Combater a Aids, Malária e outras Doenças”. Fica aqui o convite para refletirmos sobre o tema! Simbolicamente, uma unidade de preservativo será distribuída aos nossos colaboradores, nesta 6ª feira! Conscientize sua família e amigos!

Reaproveitando alimentos

Com base na meta 01 dos objetivos do milênio “Erradicar a extrema pobreza e a fome”, o GD Voluntários realizou uma ação divertida entre os colaboradores provando que é fácil e nutritivo reaproveitar os restos de alimentos que geralmente são descartados nas refeições. Um vídeo foi divulgado aos colaboradores ensinando receitas deliciosas. E você já aderiu a esta prática?

Vá de Bike

 

Garrafas de vinho se transformam em mesas

A criadora e designer espanhola Tati Guimarães criou a coleção Dvinus reutilizando garrafas de vinho para transformá-las em pequenas mesas para decoração. A coleção consiste em tampos de mesa de madeira com furações para o encaixe das garrafas de vinho sem rótulos e de todos os tamanhos, que são utilizadas como pés. A partir daí, você pode deixar a produção mais à sua cara usando as rolhas das garrafas e plantinhas para mudar o visual das mesas. A produção pessoal pode incluir até castiçais, com o uso de outras garrafas cortadas na altura do gargalo ou no fundo e a vela depositada dentro. Veja que a rolha é usada para conectar uma garrafa à outra. Decore da forma que sua imaginação mandar.


Com informações de Mariana Montenegro, da Greenstyle

 

Lente de câmeras fotográficas quebradas viram pulseiras

O designer Craig Arnold criou o projeto re:vision, uma linha de pulseiras e braceletes feitas com a utilização de lentes quebradas. Uma ideia simples e sensacional!!

Fonte: Recyclart

 

Aparador de livros com caixa de cereal

capa.jpg

Quem tem muitos livros na prateleira sabe que eles podem se transformar em uma grande bagunça se não forem bem organizados. E para ajudar nessa missão, as meninas do blog Uma Aspone Qualquer e do Flickr =Mimi= fizeram um aparador de livro com caixa de cereal usada. Basta uma tesoura e um pouco de criatividade para transformar o que iria para o lixo em um objeto novo e cheio de serventia!

Materiais:

  • Caixa de cereal;
  • Tinta branca;
  • Pincel;
  • Cola para tecido e para decoupagem;
  • Tecido, papel ou tinta para cobrir;
  • Tesoura.
  • 1º passo: Recorte a caixa

    passo01.jpg

    Pegue a caixa de cereal e trace o desenho que desejar. Em seguida, recorte-a seguindo o formato projetado. Com apenas isso seu aparador já está basicamente pronto! Viu como foi fácil? Os próximos passos são apenas para enfeitá-lo e deixa-lo com a sua cara, mas se você gostou desse jeito, já pode começar a guardar seus livros, revistas e apostilas.

    2º passo: Prepare a basepasso02.jpg

    Decidiu continuar? Então passe uma demão de tinta em toda a superfície da caixa. Isso irá esconder os detalhes da embalagem e deixá-la pronta para o próximo passo.

    3º passo: Cubra com o tecido ou papelpasso03.jpg

    Chegou a hora de liberar a sua imaginação! Agora que já tem a base do seu aparador pronta, você já pode cobrir a caixa com os tecidos ou papel escolhido, fazer montagens com gravuras, patchwork, pinturas ou o que mais quiser.


    final.jpg

    Agora é só esperar a cola secar e seu aparador está pronto! Uma ótima ideia de como reaproveitar um material que todo mundo tem em casa e sem gastar quase nada!

    Esta matéria é da Equipe EcoD

     

    Transformando cintos de segurança em bolsas

    Estima-se que hoje já existam de 1 bilhão de carros no mundo e a produção continua a todo vapor. Só no Brasil são comprados mais de 3,5 milhões de carros novos por ano, é muito carro né? E ai surge a pergunta: Para aonde vão estes carros quando ficarem velhos ou quando não tiverem mais serventia? Enquanto a indústria automobilística não repensa o design e coloca em pauta a destinação dos carros, alguns designers reaproveitam os materiais descartados e os transformam em produtos incríveis.

    O casal Dana and Melanie da Harveys reaproveita cintos de segurança de automóveis e os transforma em incríveis bolsas. As bolsas da linha TreeCycle são feitas com 100% de cintos reutilizados  e as demais bolsas utilizam o cinto em boa parte de sua estrutura. Beleza e inteligência no design e sustentabilidade!!!

    Fonte: Coletivo Verde

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>